Seguidores

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

RedeTV! completou 17 anos e ainda não soube aproveitar sua sede em Pernambuco

A RedeTV! comemora nesta terça-feira (15/11) seu 17º aniversário. Desde a origem, em 1999, a emissora segue apostando em uma tecnologia de ponta e programação diversificada, aliando diversão e informação para o público de todo o Brasil.

Em 2016, a emissora seguiu apresentando novidades em sua grade de entretenimento, com as estreias de programas como o Conexão Models, com Renata Kuerten, Tá Sabendo, apresentado por Thiago Rocha, e o João Kléber Show, animando as noites de domingo logo após o Encrenca, cada vez mais consolidado como opção para agradar toda a família.

O departamento de Jornalismo e Esportes, com superintendência de Franz Vacek, também levou uma série de novidades ao telespectador, com as contratações de Reinaldo Azevedo e Salete Lemos como comentaristas do RedeTV News. Desde outubro, Amanda Klein passou a dividir o comando do telejornal com um dos âncoras mais experientes e marcantes da televisão brasileira, Boris Casoy. Além disso, a emissora se destacou na cobertura das eleições municipais, com debates realizados em algumas das principais capitais do país, e programas especiais após o primeiro e segundo turnos.
A RedeTV! também segue apostando no esporte, com a transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro de futebol e a Superliga de Vôlei Masculino e Feminino aos sábados. A partir da temporada 2016/2017, os jogos de voleibol também ganharam espaço no horário nobre na grade de programação, com transmissões ao vivo nas noites de quinta-feira.

Desde o dia 07 de novembro, o Portal da RedeTV! ganhou um novo projeto gráfico da homepage. A reformulação do layout foi desenvolvida para possibilitar uma melhor navegação ao usuário, com uma distribuição estratégica de notícias e conteúdo exclusivo da emissora. A novidade segue as tendências digitais com o uso de blocos temáticos, que oferece mais espaço para os conteúdos produzidos pelo portal e também pela TV. A partir de agora, a página principal vai destacar também o canal ao vivo da programação exibida na RedeTV!.

RECIFE, A PRAÇA QUASE ESQUECIDA DA REDE TV!

Resultado de imagem para logo rede tv 1999
Uma das primeiras chamadas da RedeTV! em 1999.
RedeTV! Recife é uma emissora de televisão brasileira sediada em Recife, capital do estado de Pernambuco. Opera nos canais 6 VHF e 19 UHF digital, e é uma emissora própria da RedeTV!, transmitindo seu sinal para a Grande Recife e áreas próximas. Seus estúdios ficam localizados no Edifício Empresarial José Borba Maranhão, no bairro de Santo Amaro, e sua antena de transmissão fica em Olinda, no bairro de Ouro Preto.

Resultado de imagem para MANCHETE REDE TV!
A extinta, falida e saudosa Rede Manchete foi a antecessora da RedeTV!.

Após crise que levou a Rede Manchete à falência e a compra das suas concessões por Amilcare Dallevo em 1999, a TV Manchete Recife é extinta e entra no ar a RedeTV! Recife em 10 de maio do mesmo ano, com a marca provisória TV! e em 15 de novembro de 1999, foi inaugurada oficialmente a RedeTV! com a marca definitiva.

Resultado de imagem para MANCHETE REDE TV!
Entra no ar a RedeTV! Recife em 10 de maio de 1999, com a marca provisória TV!.

A RedeTV! herdou a concessão, mas não utiliza completamente a estrutura da extinta TV Manchete Recife. Atualmente, a emissora ocupa apenas um pequeno escritório no 6º andar do Edifício José Borba Maranhão, localizado no bairro de Santo Amaro, no Recife. Da sede em Olinda, apenas a torre de transmissão ainda é utilizada, sendo que o prédio contíguo está lacrado.

A antiga sede da Manchete, em Ouro Preto, não pode ser utilizada pela RedeTV!, pois sobre ela correm vários processos judiciais, incluindo trabalhistas, de funcionários da Manchete, que não receberam suas rescisões com a falência da empresa.

Resultado de imagem para MANCHETE REDE TV!
Contagem regressiva exibida pela RedeTV! dias antes de sua estreia.

SINAL DIGITAL
Resultado de imagem para rede tv hd
Logotipo atual da emissora.
A emissora iniciou suas transmissões digitais em 19 de setembro de 2010, retransmitindo apenas o sinal da RedeTV! gerado em São Paulo, e passando a retransmitir a programação local em 2012. O sinal digital da emissora opera em baixa potência, o que acaba prejudicando a sua recepção em alguns pontos da Região Metropolitana do Recife.

Transição para o sinal digital
Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a RedeTV! Recife, bem como as outras emissoras do Recife, irá cessar suas transmissões pelo canal 06 VHF em 26 de julho de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

Sinal 3D é cancelado
Resultado de imagem para rede tv 3d
Logomarca da emissora com caracteres indicando transmissão em HD e 3D.
Em meados de 2010, a “pequena grande rede” chegou a impressionar com uma tecnologia onde nem a maior de todas, a Globo, tem. O sinal da RedeTV! em algumas das maiores metrópoles do país foi um dos primeiros a chegar em alta definição, e juntamente com ele veio o sinal em 3D, que prometia realidade, assim como colocaria o telespectador da televisão aberta a algo nunca visto.

Porém, passados os anos, visto que a tecnologia não foi tão aceita e os equipamentos ligados só estariam instruindo aos gastos e muito mais numa era de aumentos nas contas de luz, foi motivo certeiro para que fossem desligados todos os sinais em 3D exibidos por suas emissoras próprias espalhadas pelo país nos últimos dias.

Com isto, grandes capitais como Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro deixaram de contar com a tecnologia que não estava servindo tanto, e acabou sendo desativado.


REDETV! RECIFE, SÓ QUE NÃO... (#SQN)
Inauguração da torre da Manchete, em 1984, foi um acontecimento. Complexo incluía prédio e anfiteatro, nunca construídos / Alexandre Gondim/JC Imagem
Torre de transmissão em Ouro Preto, Olinda/PE.

Apenas em 2003 a RedeTV! Recife teve programação local, numa parceria com a Estação SAT. Eram dois programas, o Estação Show, com Flavio Barra, de segunda s sexta e nos domingos tinha o Pedro Paulo na Estação (este ultimo também era exibido pela TV Diário e nos testes da TV Nova).

Antes e após o ano de 2003, a emissora nunca gerou programas locais ou telejornais, tendo suas operações restritas a retransmissão do sinal gerado a partir de São Paulo, além da inserção de comerciais locais, bem como geração de matérias para os telejornais nacionais da RedeTV!. A emissora também aluga horários para a Igreja Universal do Reino de Deus em alguns espaços dedicados a programação local das afiliadas.

Em 9 de setembro de 2012, em parceria com a Folha de S. Paulo, a emissora realizou um debate com os candidatos à prefeito de Recife nas Eleições 2012, realizado no JCPM Trade Center, com a mediação do jornalista Kennedy Alencar.

A extinta Rede Manchete possuía diversas retransmissoras em Pernambuco, mas atualmente poucos municípios do estado recebem o sinal. Não há rede de transmissão terrestre ou canal de satélite. Além da Região Metropolitana do Recife, que sintoniza o canal 06 diretamente da capital, apenas as cidades de Vitória de Santo Antão, Garanhuns e a ilha de Fernando de Noronha possuem retransmissoras ativas, mantidas pelas prefeituras locais, que retransmitem o sinal diretamente da RedeTV! São Paulo.
Resultado de imagem para logo rede tv 1999
Primeira logo da RedeTV!.


Resultado de imagem para logo rede tv 1999
Atual logo da RedeTV!.

Um comentário:

  1. A RedeTV! Recife teve programação local, numa parceria com a Estação SAT em 2003. Eram dois programas, o Estação Show, com Flavio Barra, de segunda s sexta e nos domingos tinha o Pedro Paulo na Estação (este ultimo tbm era exibido pela TV Diário e nos testes da TV Nova).

    A antiga sede da Manchete, em Ouro Preto, não pode ser utilizada pela RedeTV!, pois sobre ela correm varios processos judiciais, incluindo trabalhistas, de funcionários da Manchete, que não receberam suas recisões com s falência da empresa.

    ResponderExcluir