Seguidores

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Os Dez Mandamentos chega ao fim na Record


A segunda temporada de Os dez mandamentos foi muito esperada pelo público. Após o sucesso da primeira - que chegou a desbancar a poderosa Globo em índices de audiência na disputa com A regra do jogo - e a repercussão da versão cinematográfica, a nova fase não apresentou a mesma ameaça que na temporada anterior. A obra chega ao fim nesta segunda-feira, na Record, e servirá como conexão para a substituta A terra prometida, que estreia nesta terça-feira, às 20h30.

Apesar de duas temporadas, a 1ª com 176 capítulos e a atual com 66 capítulos, ficando no total de 242 capítulos, acredite se quiser, ainda ficou faltando assunto para mostrar ao público, como foi o caso das serpentes que morderam os hebreus murmuradores e Deus mandando Moisés fazer uma serpente de metal para curar aqueles que foram picados.

AUDIÊNCIA
Segundo dados da própria emissora, a nova temporada aumentou em 18% a média de audiência em relação à edição anterior em todo o país. No Recife, a média geral foi de 14,7 pontos - a primeira registrou 14,5 pontos. O crescimento em Porto Alegre e em Belém foi mais expressivo, com 52% e 33%, respectivamente.


CRÍTICAS
A última semana da novela bíblica, de Vivian de Oliveira, sofreu críticas do próprio elenco. A atriz Giselle Itié fez comentários negativos em torno da edição das cenas. "Infelizmente o editor preferiu 'salvar' a caracterização dos personagens (mãos e pescoços estavam descascando) do que colocar a real interpretação dos personagens sem cortes grotescos", comentou nas redes sociais. A cena em questão foi o reencontro entre Zípora, personagem dela, e a irmã Adira, interpretada pela pernambucana Rayana Carvalho. De acordo com Giselle, a passagem ficou sem emoção.

A proximidade de A terra prometida surtiu efeito negativo na escolha do elenco, já que houve alteração. O ator Milhem Cortaz vivenciou dois personagens na trama. Na reta final substituiu o ator Rodrigo Vidigal na pele de Calebe, já que interpetará o papel na novela sucessora. Efeitos especiais e caracterização das personagens também foram pontos que despertaram críticas negativas.

PENÚLTIMO CAPÍTULO
De acordo com tudo que aconteceu durante essa nova fase de "Os Dez Mandamentos", podemos dizer que acontecerá a derrota dos moabitas e a morte do rei Zur (Dudu Azevedo), já que este matou o rei Balaque (Daniel Alvim) por ter descoberto que Cosby (Juliana Ribas) não é sua filha e sim de Zur. Revoltado, Balaque acaba matando a rainha Elda (Francisca Queiroz) e Zur em seguida o mata. Com isso, Zur assume o trono e determina que Quir agora faz parte de Midiã.

ÚLTIMO CAPÍTULO
A partir de agora, o assunto da novela é de cenas inéditas da trama. Se você quiser saber a respeito, prossiga com a leitura:

Uma das cenas mais aguardadas é a morte de Cosby. Mas, antes o rei Zur consegue arrancar de Balaão (Leonardo Vieira) uma ideia de como derrotar os hebreus. A estratégia é mandar mulheres moabitas e midianitas para seduzir os hebreus e assim caírem em tentação. Com o pecado, os hebreus não terão mais ajuda do Deus de Israel.

Zur manda Cosby e as outras sacerdotisas seduzirem os hebreus. Com a queda dos israelitas, Deus envia uma praga que começa a matar vários hebreus. Um homem de Deus chamado Fineias (Rafael Queiroz), filho de Eleazar (Bernardo Velasco), pega Cosby e um soldado hebreu no acampamento. Fineias, não gostando da atitude dos dois, pega uma lança e mata imediatamente o casal com um só golpe, atravessando ambos. Imediatamente, Deus cessa a praga e abençoa Fineias.

Outra cena muito aguardada pelo público é o encontro de Betânia (Marcela Barrozo) com a sua filha Talita (Ray Erlich). Se for a Talita mesmo, Betânia conseguirá se livrar de Moabe e se encontrará finalmente com a sua filha.

Cena especial será o encontro de Adira (Rayana Carvalho) com o seu filho Abner e com a sua filha Raya (atores não divulgados). Com isso, Ezequiel (Rohan Baruck), filho de Adira com o general Oren (Alexandre Barros), finalmente conhecerá os seus irmãos e a sua tia Betânia.

ARCANJO E O DIABO
Moisés é chamado por Deus e o libertador sobe no Monte, já perto de Jericó, para ali morrer e ser enterrado pelo próprio Deus. Porém, o diretor Alexandre Avancini prometeu aos fãs de “Os Dez Mandamentos” que irá exibir a disputa do Arcanjo Miguel contra o Diabo, que deseja o corpo de Moisés. O anjo de Deus então consegue derrotar e expulsar o Diabo do local do enterro. Até hoje ninguém sabe onde está o corpo da maior profeta de todos os tempos.

Ator Sidney Sampaio protagonizará A terra prometida. Foto: Record/Divulgação

NOVA JORNADA
Já na novela “A Terra Prometida”, Josué (Sidney Sampaio), por intermédio do próprio Deus, descobre que Moisés realmente morreu. Essa história do herói, o novo líder dos hebreus, será mostrada pela Rede Record a partir do dia 5 de julho, às 20h30, logo após “Escrava Mãe”, novela das sete da emissora.


O último capítulo de "Os Dez Mandamentos" vai ao ar daqui a pouco, às 20:30, na TV Clube/Record (canal 9). Já "A Terra Prometida" estreia amanhã no mesmo horário e canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário