Seguidores

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Novela 'Escrava Mãe' estreia nesta terça! Saiba quem é quem na nova trama da Record

"Escrava Mãe" contará a história de Juliana, mãe da escrava Isaura, que se apaixona por Miguel.
Novela que abre o novo horário de teledramaturgia da Record, "Escrava Mãe", estreia nesta terça-feira (31), às 19h30. O folhetim narra a trajetória da mãe de Isaura, a famosa escrava já vivida na TV por Lucélia Santos e Bianca Rinaldi. Escrito por Gustavo Reiz, o folhetim é baseado no livro "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães. A novela foi adiada algumas vezes - a última delas por causa da decisão da Globo de exibir o último capítulo de "Totalmente Demais" em uma segunda-feira.
Com direção de Ivan Zettel, a trama começa em 1789 em Angola quando Luena (Nayara Justino) e Kamau (Marcelo Batista) embarcam em um navio negreiro para serem vendidos no Brasil. Ao chegarem no destino, eles conseguem fugir. Mas a essa altura ela já terá engravidado após um estupro. Ao dar à luz, Luena consegue entregar a filha, Juliana (Gabriela Moreyra), a Sapião (Sidney Santiago). Enquanto isso, Kamau é aprisionado, mas promete resgatar a filha.
E Juliana é entregue na fazenda Engenho do Sol crescendo ao lado de Teresa (Roberta Gualda) e Maria Isabel (Thais Fersoza), as herdeiras do coronel Custódio (Antônio Petrin) e Beatrice Avelar (Bete Coelho). Após saber ter sido gerada através de um estupro, já em 1808, Juliana promete não deixar ser tocada por um homem branco. Porém acaba se apaixonando pelo viajante português Miguel (Pedro Carvalho). O rapaz também desperta a paixão na sádica Maria Isabel.
Perfil dos personagens
Juliana (Gabriela Moreyra) - Educada, trabalhadora e respeitosa, é a protagonista da história que sabe se defender quando necessário. É mucama de Teresa e vê em Joaquina (Zezé Motta), uma mãe, e em Sapião (Sidney Santiago), um irmão. Acaba se apaixonando pelo feitor Miguel (Pedro Carvalho), despertando a inveja de Maria Isabel (Thais Fersoza) e Esméria (Lidi Lisboa), e a cobiça do Comendador Almeida (Fernando Pavão), um dos seus algozes.
Miguel (Pedro Carvalho) - Rapaz nascido em Portugal é bem educado e com boa formação. Ao chegar na cidade, desperta o interesse em Maria Isabel (Thais Fersoza). Apesar de planejar vingança pela morte dos pais, se apaixona por Juliana (Gabriela Moreyra) e acaba revendo os seus planos. Ao mesmo tempo, vai bater de frente com o Comendador Almeida (Fernando Pavão).
Coronel Custódio (Antônio Petrin) - Um dos líderes do vilarejo, é proprietário do Engenho do Sol, local onde Juliana (Gabriela Moreyra) trabalha. É autoritário, respeitador, porém também doce. Marido de Beatrice (Bete Coelho) e pai de Maria Isabel (Thais Fersoza) e Tereza (Roberta Gualda). Arruma o casamento de uma das filhas com o Comendador Almeida (Fernando Pavão) ao descobrir uma doença fatal.
Beatrice (Bete Coelho) - Mulher culta e sofisticada casada com Custódio (Antônio Petrin), a quem é submissa. No passado, se envolveu com Quintiliano (Luiz Guilherme). Considera Juliana (Gabriela Moreyra) sua filha. Após a morte do marido, herda o escravo Tito Pardo (Nill Marcondes), por quem nutrirá uma grande amizade.
Maria Isabel (Thais Fersoza) - Primogênita de Custódio (Antônio Petrin) e Beatrice (Bete Coelho) é a grande vilã da trama. Sem pestanejar, é capaz das maiores atrocidades. Não tem pena da irmã, Tereza (Roberta Gualda), dona de um defeito físico, e tem prazer em ver os escravos serem castigados. Se revolta ao ser rejeitada por Miguel (Pedro Carvalho), mas desperta a paixão em Átila (Léo Rosa).
Tereza (Roberta Gualda) - Por conta do defeito físico na perna, uma maior que a outra, se tornou insegura e reclusa. É a grande amiga de Juliana (Gabriela Moreyra). Vai aceitar se casar com o Comendador Almeida (Fernando Pavão) sem contestação. Mas o casamento se torna um inferno quando ele se apaixona por Juliana.
Quintiliano (Luiz Guilherme) - Rival do Coronel Custódio (Antônio Petrin), é um dos homens mais influentes do vilarejo. Contrário à abolição, trata os escravos com muita autoridade. É pai de Guilherme (Roger Gobeth), Tomás (Raphael Montagner) e Filipa (Milena Toscano). Paira uma dúvida sobre a morte repentina de sua mulher.
Filipa (Milena Toscano) - É o oposto completo das mulheres da época. Gosta de andar a cavalo, trata os escravos de igual para igual, pratica capoeira e esgrima. Uma verdadeira feminista que bate de frente com Tomás (Raphael Montagner). Apaixonada por Átila (Léo Rosa), não admite tal paixão, e acaba se envolvendo nos planos de fuga dos escravos.
Guilherme (Roger Gobert) - Sucessor natural do pai, Quintiliano (Luiz Guilherme), nos negócios. Defende o sistema escravista de qualquer forma. Seu sonho é servir a Corte Portuguesa. Com a irmã, busca ser seu protetor. Gosta de Tereza (Roberta Gualda), com quem se envolverá.
Tomás (Raphael Montagner) - Filho do meio de Quintiliano (Luiz Guilherme) é idealista e passa longe dos negócios do pai. Abolicionista, desenvolve seus pensamentos com Átila (Léo Rosa). É um Casanova e, por isso, se envolve em diversas confusões amorosas.
Fernando Almeida (Fernando Pavão) - De caráter forte e duvidoso, é frio e calculista, filho de Urraca (Jussara Freire) é manipulado por ela com costume. Se casa com Teresa (Roberta Gualda) por interesse, mas fica obcecado por Juliana (Gabriela Moreyra). Ao descobrir o envolvimento dela com Miguel (Pedro Carvalho) faz de tudo para separar os dois.
Urraca (Jussara Freire) - Defensora dos bons costumes, é irônica e imponente. Bate de frente com Rosalinda Pavão (Luiza Thomé), a quem quer expulsar da cidade, e inveja Beatrice (Bete Coelho).
Osório (Jayme Periard) - É capitão do mato que captura Luena (Nayara Justino). Anos depois trabalha como feitor na fazenda Doces Campos de Quintiliano (Luiz Guilherme).
Zé Leão (Marcello Escorel) - Homem rude e violento. O pior capanga da fazenda quando o Coronel Almeida (Fernando Pavão) assumir o engenho.
Kamau (Marcelo Batista) - Promete vingar a morte de Luena (Nayara Justino), com quem é trazido como escravo para o Brasil.
Luena (Nayara Justino) - Mãe de Juliana (Gabriela Moreyra). Morre ao dar à luz.
Esméria (Lidi Lisboa) - De caráter duvidoso, é a mucama de Maria Isabel (Thais Fersoza) e mira em Juliana (Gabriela Moreyra) seu principal alvo. Se apaixona por Coronel Almeida (Fernando Pavão) e se alia a Maria Isabel contra Miguel (Pedro Carvalho) e Juliana.
Tia Joaquina (Zezé Motta) - Uma das mais antigas escravas é aliada de Sapião (Sidney Santiago) e Juliana (Gabriela Moreyra).
Sapião (Sidney Santiago) - Protetor de Juliana (Gabriela Moreyra), também é escravo e um dos incentivadores de rebeliões e fugas.
Genésio (Rogério Brito) - Melhor amigo de Sapião (Sidney Santiago).
Tito Pardo (Nill Marcondes) - Braço direito de Custódio (Antônio Petrin). Se frustra ao saber que não é libertado após a morte de Beatrice (Bete Coelho).
Bá Teixeira (Elina de Souza) - Escrava de Quintiliano (Luiz Guilherme).
Velho Tião (Ivan de Almeida) - Espécie de mentor de Kamau (Marcelo Batista) que acaba morto de forma cruel pelos traficantes de escravos.
Mãe Quitéria (Neuza Borges) - Responsável pelos cuidados de Luena (Nayara Justino) em sua gravidez.
Rosalinda Pavão (Luiza Thomé) - Dona da Pensão Jardineira, é respeitada pelos homens e odiada pelas mulheres. Guarda muitos segredos dos seus clientes.
Dália (Manuela Duarte) - Dançarina da pensão de Rosalinda (Luiza Thomé), a quem idolatra.
Petúnia (Robertha Portella) - Amante do Comendador Almeida (Fernando Pavão) e também dançarina da pensão de Rosalinda (Luiza Thomé).
Violeta (Débora Gomez) - Também moradora da pensão de Rosalinda (Luiza Thomé). Se envolverá com Tomás (Raphael Montagner).
Belezinha (Karen Marinho) - Se espelha em Maria Isabel (Thais Fersoza). É filha de Nestor (César Pezzuoli) e Irani (Adriana Londoño).
Charles (Saulo Meneghetti) - Ajuda Tomás (Raphael Montagner) e Átila (Léo Rosa) na tipografia e também engajado na luta contra a escravidão.
Rebeca (Mariza Marchetti) - Independente, mexe com a cabeça de Tomás (Raphael Montagner) e Átila (Léo Rosa).
Tozé (Cássio Scapin) - É quase um mordomo da condessa Catarina (Adriana Lessa). Ao longo da história ajuda a desvendar um mistério.
Nestor (César Pezzuoli) - Espécie de mentor para Miguel (Pedro Carvalho).
Irani (Adriana Londoño) - É contrária a presença de Miguel (Pedro Carvalho) em sua família. Depois, aceita o rapaz, mas se manifesta contra a aproximação dele da fazenda de Custódio (Antôno Petrin).
Catarina (Adriana Lessa) - Habita um solar que estava abandonado há anos ao chegar na Vila.
Átila (Léo Rosa) - Rapaz cheio de planos e ideologias e apaixonado por Maria Isabel (Thais Fersoza). Desperta a ira na vilã ao ajudar Miguel (Pedro Carvalho) se aproximar de Juliana (Gabriela Moreyra).
Capitão Loreto (Junno Andrade) - Chefe da polícia. Implica demais com Rosalinda (Luiza Thomé), mas acaba se apaixonando por ela.
Dr.Pacheco (Henri Pagnoncelli) - Físico da Vila e de grande influência. Acaba despertando a paixão em Urraca (Jussara Freire). Sua imagem de homem sério pode ir por água baixo por causa de um mistério que cerca a trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário