Seguidores

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015 - Blog TV PE


Chegou o fim de ano e claro que não podíamos deixar de fazer a Retrospectiva 2015 do Blog TV PE!

E o ano de 2015 foi um ano cheio de novidades na televisão pernambucana, com estreias, contratações e demissões de grandes nomes.

Mais uma vez foi um ano marcado pelo troca-troca de apresentadores entre as emissoras e pela acirrada guerra de audiência na hora do almoço.

E para refrescar sua memória, vamos lembrar os principais destaques desse ano!

JANEIRO

< Pernambuco tem dois participantes no #BBB15, mas um desiste! <
http://blogtvpe.blogspot.com.br/2015/01/pernambucano-desiste-do-big-brother.html

O “Big Brother Brasil 15″ teve sua primeira baixa antes mesmo de estrear. É que o bailarino Rogério Alves, 45 anos, desistiu de participar do reality show no dia 18 de janeiro. Era uma manhã de domingo. Ele não suportou o pré-confinamento da Globo e pediu para voltar para casa, no Recife.

Com a desistência de Rogério, apenas a professora de artes, Mariza Moreira, 51 anos, entrou na disputa.

FEVEREIRO

< #TVJornal estreia o Notícias da Manhã/PE com Rodrigo Asfora <
http://blogtvpe.blogspot.com.br/2015/02/mais-informacao-nas-manhas-da-tv-jornal.html


Após alguns anos na TV Tribuna, Rodrigo Asfora voltou à casa que primeiro lhe acolheu em seu inicio de carreira. Foi na TV Jornal onde o jornalista ingressou no telejornalismo, como repórter esportivo.

No dia 02 de fevereiro, a TV Jornal estreou o Notícias da Manhã / PE, tornando-se a primeira afiliada do SBT a lançar uma versão local do telejornal Notícias da Manhã. Apresentado por Rodrigo Asfora, que havia sido contratado em janeiro da TV Tribuna. O programa sucedeu o policial Plantão da Cidade, apresentado desde então por Washington Gurgel, e vem seguindo uma padronização do SBT no jornalismo matinal de suas emissoras próprias e afiliadas.


Meses depois, o SBT cancelou o Notícias da Manhã, mesmo assim o Notícias da Manhã/PE permaneceu no ar com bons índices de audiência, chegando a liderar na audiência em algumas oportunidades.

Rhaldney Santos assume comando do #JornalDaTribuna <
http://blogtvpe.blogspot.com.br/2015/02/rhaldney-santos-assume-comando-do.html


Depois de anos apresentando "O Melhor do Nordeste", o jornalista Rhaldney Santos voltou a comandar um telejornal na tv pernambucana, o "Jornal da Tribuna".

O Jornal da Tribuna estava sendo apresentado temporariamente pela jornalista Eliana Victório, desde a saída de Rodrigo Asfora.

MARÇO

< #Cardinot deixa a TV Clube e volta para a TV Jornal <
http://blogtvpe.blogspot.com.br/2015/03/bomba-cardinot-deixa-tv-clube.html
http://blogtvpe.blogspot.com.br/2015/03/apos-deixar-tv-cluberecord-cardinot.html
http://blogtvpe.blogspot.com/2015/03/em-reestreia-cardinot-devolve-vice.html


Após uma reunião na noite da segunda-feira, 02 de março, com a direção da TV Clube o apresentador Cardinot rescindiu o contrato. O fato ocorreu justamente após o Sistema Opinião de Comunicação comprar 57,5% dos Diários Associados.

A nova direção da empresa resolveu cortar gastos e os novos donos não entendiam porque duas equipes saiam (uma do jornalismo e outra exclusiva do programa policial) para o mesmo lugar para fazer a mesma coisa: uma matéria policial. Ah, só para deixar bem claro: a Canadá tem os mesmos donos que controlam o famoso Grupo HapVida, voltado para planos de saúde.


No dia seguinte, 03 de março Cardinot já estava de contrato assinado com a TV Jornal, onde ficou de 2005 a 2011 e comandava o bem sucedido "Bronca Pesada". Na ocasião, a emissora negou que houvesse fechado negócio com o apresentador.

No dia 16 de março, Cardinot reestreou o seu programa "Bronca Pesada", onde fez história na emissora. Seu programa começou pontualmente às 12h10, sem nenhum tipo de cumprimento ou anúncio de retorno para o telespectador. Apenas o seu tradicional e já conhecido "tá começando, hein".


A volta de Cardinot também repercutiu bem nas redes sociais. Já na audiência, conseguiu cumprir o seu papel: foi vice-líder de audiência, com dois pontos de vantagem sobre a TV Clube/Record, atingindo um pico de 11 pontos.


Após sete meses, #Faccioli deixa a TV Jornal <

http://blogtvpe.blogspot.com.br/2015/03/apos-sete-meses-luciano-faccioli-nao.html


O contrato entre Luciano Faccioli e a TV Jornal foi encerrado, em comum acordo entre as partes, após sete meses. O compromisso do apresentador com o canal iria até 2016.

Faccioli não conseguiu se adaptar na capital pernambucana, onde vinha alcançando baixos índices de audiência e ficando em terceiro lugar com o seu programa Faccioli na TV.

< TV Clube contrata Hugo Esteves para comandar o #BalançoGeralPE <
http://blogtvpe.blogspot.com.br/2015/03/tv-cluberecord-contrata-ex-global-hugo.html

A TV Clube/Record contratou o jornalista Hugo Esteves, ex-TV Globo, para comandar a edição local do "Balanço Geral" em Pernambuco após a saída de Cardinot. A estreia aconteceu no dia 23 de março.

Até o início do mês de março, Hugo Esteves estava no ar na novela Império da Rede Globo.

Com o novo cenário, iniciou-se uma nova guerra pela audiência envolvendo Globo, TV Jornal e TV Clube.

< Após ser extinto da grade da TVU, #CenaLivre retornou na TV Nova <
http://blogtvpe.blogspot.com.br/2015/03/extinto-na-tv-universitaria-cena-livre.html

Em sua reestreia, o Cena Livre exibirá uma entrevista de Aldo Vilela com Jota Ferreira e ainda terá as participações de Petrucio Amorim, Fred Andrade, Marron Brasileiro, Eli Vieira, entre outros.

O programa foi gravado no Espaço 225 em Olinda.

Cena Livre estreou em 29 de março na TV Nova Nordeste/TV Cultura.

Mariza deixa o BBB 15 com 50,22% dos votos do público em #Paredão <

Em um dos Paredões mais acirrados do BBB15, Cézar e Mariza se enfrentaram na berlinda e quem deu adeus à disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão foi Mariza. A eliminação ocorreu no dia 24 de março.

Nona eliminada do BBB15, Mariza não resistiu ao seu terceiro Paredão, contra Cézar. Em sua primeira berlinda, a professora de Artes recebeu pouquíssimos votos do público, menos de 2%, e ouviu do apresentador Pedro Bial um discurso de permanência na casa. No Paredão seguinte, também triplo, o 5º desta edição, a pernambucana foi a mais votada na casa e duelou contra Angélica e Luan. Nessa disputa, a auxiliar de enfermagem foi eliminada e Mariza garantiu mais uma semana na casa mais vigiada do Brasil.

Na primeira semana na casa, a integrante mais velha surpreendeu a todos ao aguentar firme e forte a prova de resistência. Após 18h de disputa, Mariza foi a última a sair do carro e se tornou a primeira Líder do programa. Durante a disputa, Adrilles, Francieli e Tamires acordaram em deixar a liderança para a professora de Artes, caso fossem o último grupo a continuar na disputa. Em seu decreto, a rainha pediu a cabeça de Douglas e justificou: “Procurei, dentro do meu senso de justiça, coisas concretas”.

ABRIL

< Fachada da TV Asa Branca é pichada em aniversário da #Globo <

http://blogtvpe.blogspot.com.br/2015/04/fachada-de-afiliada-da-tv-globo-em.html


 

A TV Globo completou 50 anos no ar no dia 26 de abril, mas a data foi marcada por diversos atos em todo o país contra a emissora dos Marinhos. Em Caruaru (PE), vândalos picharam a fachada da TV Asa Branca, afiliada do canal em Pernambuco.

Frases como, “Globo golpista” e “50 anos de opressão” foram escritas na parede com tinta preta.

MAIO

< Conexão Repórter veio a Pernambuco investigar assassinato de médico <

 

Roberto Cabrini investigou um dos casos mais chocantes do país, que revelou um lado sombrio do mundo da medicina. No Conexão Repórter do dia 10 de maio, foi exibido o documentário "Atrás dos Bisturis".

 

A história de uma execução em que a vítima é um jovem médico, ganhava mais espaço a cada dia e foi assassinado com dois tiros nas costas e um na cabeça. O acusado de ser o mandante é um dos médicos mais famosos do país, que chegou a tratar de um presidente da República.

A reportagem mostrou detalhes do crime e entrevistou com exclusividade os acusados na prisão. Entre eles, além do médico, seu filho, apontado como um dos executores. O programa investigou o que de fato aconteceu a partir dos fatos e relatos de testemunhas.

JUNHO

< Público do Bom Dia PE e do NE TV  passa a colaborar através do #WhatsApp e Viber <

 

O Bom Dia Pernambuco e o NETV apresentaram a novidade no dia 01 de junho. Além de mandar fotos e vídeos pela página na internet pelo VC no G1 PE, os telespectadores passaram a enviar o seu material pelo Whatsapp e pelo Viber.


< O #público pediu e a Rede Brasil aumentou a duração do "Assunto do Dia" <


 
Desde o dia 15 de junho, o programa Assunto do Dia teve um acréscimo de mais 30 minutos. O programa comandado pelo jornalista e radialista Phelipe Cavalcante, passou a ter 1h30min de duração na Rede Brasil. Após inúmeros pedidos dos telespectadores, a direção da RBC TV atendeu e optou por esticar o programa.

"Com o aumento da duração do programa Assunto do Dia teremos a inserção de novos quadros de prestação de serviços, a exemplo de Direito Trabalhista e Previdenciário, Dicas Corporativas (Emprego, empreendedorismo, motivação, bem estar profissional, etc.), além de outras novidades que serão inseridas." - afirmou o apresentador Phelipe Cavalcante na ocasião.

< #OsDezMandamentos  venceu a Globo no Recife <

Maior sucesso da Record em 2015, a novela bíblica "Os Dez Mandamentos" registrou altos índices de audiência em todo o Brasil.

No dia 11 de junho em Recife, a novela bíblica fechou com 14 pontos de média e 20 de pico, contra 19 da Globo Nordeste. Durante o período de confronto com "Babilônia", das 21h41 às 21h49, a Record levou a melhor e liderou. Além disso, em outros 6 minutos, a novela venceu o "Jornal Nacional".

< TV Jornal completou #55anos <

Em 18 de junho a TV Jornal completou 55 anos de existência. Há 55 anos foi inaugurada a TV Jornal, veículo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), emissora pioneira no Estado que tinha e tem o compromisso de ser pernambucana com orgulho. Com uma cobertura que abrange do Litoral ao Sertão, os pernambucanos ficam a par de tudo que acontece no País e no mundo por profissionais da região.

JULHO

< #Babilônia registrou péssima audiência e bateu recorde negativo no Recife <

A novela “Babilônia”, que era exibida diariamente pela Rede Globo no seu principal horário de novelas, sofreu com a rejeição do público em todo o Brasil, a história péssima e o sucesso da concorrência, fizeram a trama Global bater recordes atrás de recordes, todos, negativos.

No dia 07 de julho a novela chegou a ficar durante 10 minutos na humilhante terceira colocação. Atrás de “Os Dez Mandamentos” e da reprise de “Carrossel” no SBT.

AGOSTO

< #OPovoNaTV conquistou recorde histórico de audiência <

No dia 03 de agosto, no ar entre 19h18 e 19h42, a atração apresentada por Ciro Bezerra registrou média de 14,6 pontos e pico de 15, batendo recorde de audiência e garantindo a vice-liderança isolada.

No mesmo horário, a TV Clube/Record teve 7 pontos com o "Cidade Alerta" e a Globo liderou com 28.

"O Povo na TV" é um programa jornalístico focado na prestação de serviço e frequentemente tem chegado aos dois dígitos de média.

< Estreia de #Xuxa na Record marcou 10 pontos no Recife e elevou audiência da emissora no país <

A estreia do programa "Xuxa Meneghel" na noite de 17 de agosto, na TV Record, aumentou a audiência da emissora na comparação com o mês anterior. Na atração, a apresentadora recebeu a filha, Sasha, e o namorado, Junno Andrade, alvo de uma brincadeira da eterna rainha dos baixinhos. "Não sei porque o seu apelido é sapo. Ah, porque você adora uma perereca", disparou, às gargalhadas.

De acordo com índices divulgados pela rede de Edir Macedo, entre 22h30 e 0h23, o programa marcou média de 10 pontos na capital pernambucana.

SETEMBRO

< #Record vence JN e A Regra do Jogo no Recife <

Falem o que quiserem, mas a novela “Os Dez Mandamentos” da Record conseguiu algo que até bem pouco tempo atrás era considerado inimaginável. Sim, a novela de Vivian de Oliveira, conseguiu vencer a Globo no horário nobre de uma maneira nunca vista antes.

Veiculando as pragas, a trama bíblica conseguiu  um feito para entrar na história na noite da quarta-feira (23/09). A novela que entrou no ar pouco depois das 20h30, conseguiu vencer o “Jornal Nacional” de ponta a ponta, assim como a novela de João Emanuel Carneiro,

OUTUBRO

< Os Dez Mandamentos vence #novela da Globo com 12 pontos de vantagens <

A novela “Os Dez Mandamentos” disputou a preferência do público com “I Love Paraisópolis” em alguns estados do país, por conta da Rede Fuso, que começa a ir ao ar no período do horário de verão no Norte e Nordeste.

A Record, no entanto, é quem se deu bem com a sua programação, onde a sua principal novela, “Os Dez Mandamentos”, que chegou a bater a trama das nove da Globo, disputou diretamente com “I Love Paraisópolis”, das 7.

O resultado foi: 12 pontos de vantagem sobre a trama global. De acordo com um anúncio emitido pela TV Clube, o folhetim bíblico registrou média de 28.7 pontos na Grande Recife no  dia 27, na liderança absoluta.

NOVEMBRO

< Com abertura do #MarVermelho, Record massacra Totalmente Demais da Globo <

A novela bíblica “Os Dez Mandamentos”, exibida pela Rede Record na noite da terça feira (10/11), parou o Brasil, pois foi ao ar a cena de abertura do “Mar Vermelho”, uma das mais esperadas da novela, em praticamente todas as capitais com medição prévia do Ibope, a trama conquistou o primeiro lugar.

No Recife, onde a novela enfrentava diretamente a novela das sete e das nove da Rede Globo, a trama fez bonito e deixou a concorrência comendo poeira no Ibope. A novela assinada por Vivian de Oliveira, marcou segundo dados preliminares do Ibope 31.5 pontos de média e chegou a picos de 35 pontos na Grande Recife.

DEZEMBRO

< #TVNova: nova de novo <
A TV Nova parece que finalmente encontrou o rumo certo. Depois de anos pulando de galho em galho como afiliada de várias emissoras, a emissora conseguiu fidelizar um bom público após sua filiação à TV Cultura.

Nos últimos meses, a audiência da emissora de Pedro Paulo voltou a crescer no IBOPE e agora disputa ponto a ponto com a Rede Brasil pelo quinto lugar na audiência do Grande Recife

A emissora que recentemente já havia estreado seu novo site e apresentado uma logomarca com um "N" agora apresentou ao público sua nova identidade visual.

José Mário Austregésilo assume a missão de salvar a #TVU <

O radialista e professor José Mário Austregésilo assumiu a direção do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias da UFPE no último dia 9, na sede do NTVRU, em Santo Amaro. O novo gestor substitui Luiz Lourenço dos Santos, que comandou o NTVRU nos últimos três anos.

Para 2016, o novo diretor adiantou a volta de programas como o Curta Pernambuco e o Cinema no 11, e a possível transmissão em sinal aberto do carnaval. O compromisso com a difusão da cultura local será estreado com a exibição, em primeira mão, do longa-metragem Pense numa luta, do diretor carpinense Jaílson Silva, e do documentário Luiz Gonzaga, luz dos Sertões.

Esperamos que tenham gostado de nossa Retrospectiva 2015 do Blog TV PE!
Comente! Compartilhe!
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Deus os abençoe!

Um comentário:

  1. Pena TV Jornal não pegar em Petrolina, são quase 300 mil habitantes só em Petrolina, fora Juazeiro da Bahia que Fica a menos de 1Km, Aqui pega Tv Clube, Globo, Tv Pernambuco e Rede Vida

    ResponderExcluir