Seguidores

sábado, 12 de dezembro de 2015

Radialista e Professor José Mário Austregésilo assume a missão de salvar a TVU


O radialista e professor José Mário Austregésilo assumiu a direção do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias da UFPE no último dia 9, na sede do NTVRU, em Santo Amaro. O novo gestor substitui Luiz Lourenço dos Santos, que comandou o NTVRU nos últimos três anos.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), José Mário tem mestrado em Comunicação pela UFPE (com dissertação sobre a importância do forró de Luiz Gonzaga) e doutorado em Serviço Social pela UFPE (com tese sobre as rádios comunitárias). Foi professor do curso de Jornalismo na UFPE, de Relações Públicas na Escola Superior de Relações Públicas (Esurp) e de Administração na Unicap. José Mário Austregésilo também foi consultor da Fundação Roberto Marinho e da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Como radialista, atuou na Rádio Clube de Pernambuco, na Rádio Tamandaré e continua produzindo programas na Rádio Universitária. Ele já foi responsável pela coordenação do NTVRU e da TV Jornal.

O convite para que José Mário Austregésilo assumisse mais uma vez a direção da TV e das rádios da UFPE foi feito pelo reitor Anísio Brasileiro, depois de escuta dos servidores do NTVRU e de entidades da sociedade com atuação no campo da comunicação pública. “Decidimos manter a nossa orientação de escutar os profissionais do NTVRU e o alinhamento da gestão da TV e das rádios na direção da ética e da transparência”, afirma o reitor.

O processo de escolha do novo gestor contou com a supervisão da Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit) da UFPE, que realizou reuniões com a comunidade acadêmica, profissionais de comunicação e entidades da sociedade civil. A UFPE estabeleceu um documento com as diretrizes institucionais para o NTVRU, já assumidos pelo diretor escolhido, e que implicam na necessidade de acelerar processos iniciados em 2012, quando foi realizado o Planejamento Estratégico.

O pró-reitor de Comunicação, Décio Fonseca, destaca que “ao lado do diretor Luiz Lourenço e de sua equipe, conquistamos vitórias importantes que devem ser preservadas, entre elas a abertura do NTVRU para a sociedade e a construção do conceito de comunicação pública”. “Agora, chegou a hora de avançar ainda mais com José Mário Austregésilo a partir de um conjunto muito claro de diretrizes”, enfatiza.

A ideia da nova gestão é de que o NTVRU da UFPE viabilize uma rede de parcerias com outras instituições públicas. Foto: Rodrigo Silva/Esp DP/D.A Press
Sede do NTVRU em Santo Amaro, Recife. Foto: Rodrigo Silva/Esp DP/D.A Press

COMPROMISSOS – Após realizar reuniões com os servidores e com a sociedade, a UFPE estabeleceu uma Carta de Compromissos com sete objetivos que devem ser postos em prática imediatamente após a posse da nova gestão. Entre estas diretrizes estão a melhoria da integração dos servidores da TV e das rádios e a aproximação do NTVRU das atividades acadêmicas da UFPE. Também estão entre os objetivos definidos a ampliação da programação da TV e das rádios, a requalificação dos espaços do NTVRU em Santo Amaro, a reativação imediata da Rádio Universitária AM e a digitalização do sinal da TVU.

Caberá ainda ao novo gestor do NTVRU implementar a normativa que define o patrocínio da programação por meio de apoio cultural e da publicidade institucional, e respeitar a participação da sociedade civil no NTVRU, inclusive com a implantação de um novo Conselho Curador. “Conheço profundamente o NTVRU e sinto-me confortável para assumir com este conjunto de diretrizes institucionais, que servirão de mapa para a nossa gestão”, diz José Mário Austregésilo.
z
Para 2016, o novo diretor adiantou a volta de programas como o Curta Pernambuco e o Cinema no 11, e a possível transmissão em sinal aberto do carnaval. O compromisso com a difusão da cultura local será estreado com a exibição, em primeira mão, do longa-metragem Pense numa luta, do diretor carpinense Jaílson Silva, e do documentpario Luiz Gonzaga, luz dos Sertões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário